
TRANSTORNO DE ANSIEDADE: Como ela nos afeta
2 min de leitura

A ansiedade é um sentimento que todo ser humano experimenta e ela tem uma função. Quando permanece no nível de normalidade não produz nenhum tipo de dor ou sofrimento, porém quando excede esse nível provoca prejuízos nas esferas biopsicossocial passando a ser considerada patológica, ou seja, transtorno de ansiedade.
Quando a mesma persiste por longos períodos de tempo, aumentando à frequência e a intensidade e a apresentar perdas nas atividades do dia a dia com sintomas de moderado à grave em situações do cotidiano como falar em público, expectativas para datas e/ou compromissos importantes, viagens, entrevistas de emprego, vésperas de provas, exames de saúde entre outras.
O transtorno de ansiedade tem como características marcantes o medo demasiado e/ou irracional, preocupações excessivas com o futuro e perturbações comportamentais relacionados. Contudo, algumas pessoas vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica e compromete a saúde emocional.
SINAIS E SINTOMAS
A ansiedade patológica vai além de querer que algum momento chegue logo. É a antecipação de uma ameaça futura que ocasiona consequências. os principais sinais e sintomas são: alterações no sono e no apetite, dores de cabeça, sensação de sufocação, palpitação ou aceleração no coração, náuseas, calafrios, tremores nas pernas e pés, tontura, sensação de desmaios, sudorese excessiva, dormência ou formigamento, extremidades das mãos e pés quentes e/ou frios, boca seca, desconforto abdominal, medo que aconteça o pior, de perder o controle e/ou morrer, rosto afogueado, etc.
TRANSTORNO DE ANSIEDADE
Lista com alguns transtornos de ansiedade de acordo com a classificação da APA - Associa ção de Psiquiatria Americana: Transtorno de Ansiedade Generalizada - TAG, Transtorno do Pânico - TP ou Síndrome do Pânico - SP, Agorafobia, Claustrofobia, Transtorno de Estresse Pós Traumático - TEPT, Transtorno Obssessivo Compulsivo - TOC, Transtorno de Ansiedade Social - TAS, etc.
O tratamento pode incluir a psicoterapia e o uso de medicação prescrita pelo médico. O psicólogo pode te ajudar a encontrar o caminho para uma vida mais equilibrada e plena. Para maiores informações busque ajuda de um profissional especializado.
Vamos juntos nessa caminhada?
2 min de leitura